O que é a violência?
Infelizmente, constatamos a cada dia que nos acostumamos a um estado de coisas lastimável. Hoje, foi discutido na Câmara dos Deputados o projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Graças a Deus (?), não foi votado.
Ah meus caros congressistas, você não entendem nem a dimensão do problema. Como tornar real uma ilusão jurídica, como se de fato modificar a lei fosse alterar em algo a situação vigente. E a excelentíssima presidente do Superior Tribunal de Justiça, doutora Ellen Gracie, nos diz que não podemos nos levar pela emoção, aprovando ou modificando leis em momentos de grande comoção.
A obtusa juíza pressupõe que, passado o horror no qual estamos mergulhados agora, em virtude do assassinato covarde e brutal de João Hélio, haverá novamente um período de normalidade, no qual o hábito da civilização voltará a imperar, com carros parando para os pedestres cruzarem as ruas, os mais novos levantando-se e dando o lugar no ônibus aos mais velhos, todos dizendo "por favor" e "obrigado".
Voltamos à normalidade sim; na madrugada de hoje, o vice-presidente da Escola de Samba Salgueiro foi fuzilado junto à sua esposa, após um dia de enorme tiroteio entre policiais e traficantes no Morro do Alemão.
Realmente, tudo está normal: 6 pessoas morreram na favela, mas afinal eles nem devem fazer falta. Já eram marginalizados e estavam tolhidos de sua dignidade, morando em condições sub-humanas e trabalhando por salários miseráveis, assim como aqueles policiais que combatiam os Robin Wood´s do morro.
Perdemos a noção do que seja a violência; e ainda chamamos Hitler de bárbaro.
2 comentários:
Proponho um contador, marquemos diariamente o numero de baixas da nossa guerra civil mascarada.
Que ao final de uma semana nos espantemos e possamos divulgar o que esta disperso nos meios de informação .
Criemos uma ONG: Brasileiro Bom é Brasileiro VIVO, reservamo-nos o direito de usar VIVO sem pagar nada pra ninguem mas alternativas são bem vindas!
Não, cara juíza, nada esta normal aqiu na base da pirâmide. talvez o ceiro da merda não chege ai em cima, o que é totalmente diferente.
Oii, Luy!!!
Lá venho eu te encher o saco!
Sabe quem é?
A Raquel!
É, vi no seu fotolog que você fez este blog e resolvi dar uma passada...Se quiser, aproveita e dá uma olhada no meu também, tá?
Ainda não li os textos, tô com um pouco de pressa.Aí depois comento sobre eles!
beijo!
Postar um comentário