terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Só para lembrar de um velho ídolo

Há três anos iniciei meus estudos de pós-graduação, e m e decidi por estudar um assunto muito discutido, mas que sempre deve estar na pauta de discussão: as conformações políticas existentes na Europa no início do século XX, em especial no caso do fascismo italiano.
O fascismo marcou-se por ser um movimento anti-classista, anti-parlamentar, anti-democrático, anti-comunista; baseado na idéia da "comunidade de destino", voltou-se para a idéia da reconquista do povo, já esgotado das soluções políticas aristocráticas e liberais, e que também olhavam com profunda desconfiança o modismo mal-arrumado que se disseminava no Leste.
No entanto, grande parte da literatura voltada às análises do fascismo foi feita por marxólogos que pareciam querer dizer "Olha lá, tá vendo do que a direita é capaz?", sempre abstraindo do maior exemplo da barbárie civil do século XX, o regime stalinista soviético, DE CONOTAÇÃO E INSPIRAÇÃO MARXISTAS.
Mas enfim, como hoje não estou com disposição de falar e escrever muito, enquanto lia, me lembrei de uma velha frase do velho polemista (e meu ídolo) Paulo Francis:
"O melhor discurso anti-comunista é deixar um comunista falar".

Um comentário:

Daniel Ferreira disse...

Concordo com meu estimado professor de história.
Normalmente a melhor maneira de enovelar alguém é deixar esta pessoa discursar.
Se possível estimule!
Amplexos pequeno gafanhoto